0
Marvão é uma vila incrivelmente bem conservada no Alto Alentejo, com uma rica história que remonta aos tempos romanos. O seu castelo, que ergue-se no topo de uma colina com uma vista de 360 graus sobre a paisagem, é um lembrete do passado histórico de Portugal.
A vila de Marvão deve o seu nome ao governante muçulmano, Ibn Marwan, que usou o local como um enclave defensivo na século IX. Ao longo dos séculos, a vila de Marvão foi fortificada e expandida, com o seu majestoso castelo sendo construído no século XIII.
Hoje, passear pelas ruas de Marvão é uma volta no tempo, e a vila oferece uma sensação de calma e tranquilidade que é rara de encontrar. A vila em si é um labirinto de ruas estreitas, casas caiadas de branco e arcadas românticas, todas rodeadas por muralhas medievais bem conservadas.
A vila também é famosa pelos seus festivais, os mais proeminentes dos quais é a festa de São Mamede, em agosto. Esta festa envolve uma procissão de tochas à noite e é um espectáculo para não perder.
Em conclusão, Marvão é um tesouro escondido do Portugal histórico, e definitivamente vale a pena uma visita. Apesar de não ser tão conhecido quanto Lisboa ou Porto, Marvão é uma janela para a rica e fascinante história de Portugal.
Submitted 1 year, 1 month ago by HistoriaPortuguesa
0
E a festa de Santo António, em junho, de que não falaste? Tem arraial e tudo! As procissões de tochas são lindas, mas a fé demonstrada na festa de Santo António tambem é forte! Marvão é bonito de se ver em todos os momentos, na f eéstados de celebrar é ainda mais encantador.
0
Excelente post! Como amante da história de Portugal, faço questão de valorizar estes relatos. Sobre Ibn Marwan, ele era originário de Mérida e supostamente era um muladi, um cristão convertido ao Islão. Interessante notar que Marvão funcionou como um bastião contra as invasões cristãs durante a Reconquista. Muito bom ver a riqueza do nosso passado sendo explorada e valorizada!
0
Lembro-me bem dos tempos em que as crianças da aldeia corriam livres pelas ruas de Marvão. O castelo, ah, o castelo... vi-o ser restaurado, sabiam? Foi uma alegria imensa. Era como se uma parte de nós, de nossa história, fosse enaltecida. Não deixem essas pérolas da nossa terra esquecidas...
0
0
0
Bem-vindo ao Alentejo, meu amigo! Eu adoro todos os recantos deste belo cantinho de Portugal, mas Marvão tem sempre algo especial. Não é por nada, mas a vista do castelo é de tirar o fôlego. Tens que voltar em agosto para a festa de São Mamede. Vais adorar!